terça-feira, 23 de outubro de 2007

Capa


Trabalho de química do 3° ano
Turma 332
Assunto:
ÁLCOOL

CURIOSIDADES


O álcool é geralmente a primeira droga que os jovens experimentam,mas para a maioria dos usuários de droga pesadas foi o álcool que abriu caminho para outras drogas mais fortes entrarem em suas vidas.

CURIOSIDADES


Imagem: contrabando de bebidas alcoólicas,ou seja,bebidas falsificadas e ainda mais prejudiciais à saúde do que a bebida alcoólica normal.

CURIOSIDADES


Qual é a bebida mais forte que existe?


O absinto, que surgiu na Suíça, e fez parte da biografia de artistas como Baudelaire e Toulouse-Lautrec. Seu teor alcoólico original chegava a quase 90%. Foi perseguido e proibido no mundo inteiro, por levar seus apreciadores à loucura e provocar a morte. Em 2001, o Brasil liberou a venda de um licor de absinto com concentração de 53,5%, que ainda é a mais alta: a da vodca e a do uísque giram em torno de 40%.


Faz mal misturar fermentados e destilados?


Esse conhecimento popular não tem fundamento. Acontece que, muitas vezes, a pessoa começa com cerveja, que é mais leve, e passa para um destilado, que é mais forte. Como a bebida fermentada tem um volume maior, dilata o estômago, aumentando a área de absorção. Qualquer coisa que caia ali depois vai ter efeito potencializado. Mas, na prática, o que causa estragos é a quantidade que você ingere.-As mulheres sentem mais os efeitos do álcool do que os homens por uma série de motivos fisiológicos:

Fatores hormonais

As modificações hormonais que antecedem a menstruação aceleram o processo de intoxicação alcoólica. Além disso, pílulas anticoncepcionais ou outros medicamentos contendo estrogênio diminuem a velocidade com que o álcool é eliminado do organismo

Capacidade de diluir álcool

Elas têm menos água no organismo (52%, contra 61% nos homens). Isso significa que o corpo dos homens dilui mais o álcool, mesmo se os dois tiverem o mesmo peso

Capacidade de metabolizar o álcool

As mulheres têm menos desidrogenase (enzima que degrada o álcool) do que os homens, por isso, metabolizam o álcool mais lentamente

Efeitos de longo prazo

As mulheres apresentam maior risco de desenvolver problemas no fígado, pâncreas e pressão alta do que os homens. Proporcionalmente, mais mulheres morrem de cirrose do que homens "Apagão" é desculpa de quem fez o que não devia?

A amnésia alcoólica (ou blackout) não só existe como é muito comum. O álcool mexe diretamente com o sistema nervoso central e apaga definitivamente muitas informações. Quem diz que não faz idéia de como chegou em casa depois do bar normalmente está dizendo a verdade. É um efeito fisiológico que não tem a ver com mecanismos psicológicos de negação.

Café ajuda a diminuir a bebedeira?

Não, ele só mascara os efeitos por causa de suas propriedades estimulantes, mas, assim como o banho frio, não muda a capacidade do organismo de metabolizar o álcool (que é fixa).

CURIOSIDADES e SÁTIRA

Clique na imagem para ampliar a sátira.

Qual a diferença entre destilado e fermentado?


As bebidas alcoólicas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são obtidas a partir da fermentação de açúcares existentes nos frutos e cereais pela ação de microorganismos chamados de leveduras. As destiladas, como o uísque, a vodca e o conhaque, originam-se da destilação (transformação de líquidos de baixo teor alcoólico em líquidos de graduação alcoólica mais elevada) das fermentadas.



Em quais situações uma pessoa não pode tomar bebidas alcoólicas?


Mulheres grávidas ou com intenção de engravidar, pessoas que já tiveram diagnóstico de alcoolismo, pessoas tomando medicamentos que causem sonolência ou que tenham interação com álcool e quem vai dirigir.



O que é beber moderadamente?


Para a maioria dos adultos, um consumo de álcool moderado é de duas doses por dia para homens e uma para mulheres. Para pessoas com 65 anos ou mais, esses valores caem pela metade.Beber moderadamente faz bem ao coração? Alguns estudos mostram que o consumo moderado de vinho tem efeitos benéficos ao coração, mas não se recomenda às pessoas que não bebem passarem a beber. Pessoas que já têm esse hábito devem dar preferência aos fermentados, pois os destilados têm maior teor alcoólico em detrimento de outras substâncias (como minerais e vitaminas). Isso só é válido para pessoas acima de 18 anos.



Quem bebe fica sempre mais "fácil"?


Um dos principais efeitos da bebida é inibir as inibições. Isso significa sentir-se mais "soltinho", falante, autoconfiante e sedutor. Como tira as travas sociais, o álcool aumenta consideravelmente a atividade sexual das pessoas.



O que é alcoolismo?


Atualmente, o termo utilizado pelos especialistas é dependência ao álcool. Trata-se de uma doença crônica, relacionada ao estilo de vida, com influência genética. A pessoa que tem predisposição genética tem mais risco de desenvolver o problema se for exposta ao álcool. Os sintomas da dependência são: necessidade incontrolável de bebida alcoólica, perda de controle (começar a beber e não conseguir parar), dependência física (náusea, tremores, suor e ansiedade após parar de beber) e tolerância (necessidade de quantidades de álcool cada vez maiores).



GUIA DO BEBUM


Aquele gosto de cabo de guarda-chuva passa. Mas se quiser adiantar o processo, siga uma ou mais dessas receitas infalíveis.


ANTES • Alimente-se. Com o estômago vazio o álcool atinge o sistema nervoso na hora• Tome vitamina B, que regula o açúcar sanguíneo e previne o enjôo


DURANTE • Guarde as tampinhas do que beber. Antes de ir para a cama, conte e beba um copo de água para cada uma delas• No bar, a conta é a mesma: a cada dose, um copo de água• Evite beber "virando". Quanto menor o tempo de consumo, maior a intoxicação


DEPOIS • Tome suco de frutas. A frutose ajuda a eliminar o álcool do corpo mais rapidamente. Vale Gatorade• Ingira glicose. Uma barra de chocolate faz efeito em 15 minutos• Coma alimentos de fácil digestão. Carboidratos (pão, batata, massas) fornecem energia imediata• Para dor de cabeça, vá de remédio tradicional (Engov, aspirina ou paracetamol)• Suco de gengibre reduz a náuseaRepouse - mantenha a luz apagada e fique deitado. Esqueça a academia Coisas que você deve riscar da lista • Chás: são diuréticos, e a última coisa de que seu corpo precisa é eliminar água• Café: a cafeína baixa o nível de açúcar no sangue e desidrata• Mais bebida: durante o sono o corpo trabalha duro para absorver a bebida. Os sintomas são efeitos da sobrecarga. Colocar uma dose extra pode disfarçar a ressaca na hora, mas a do dia seguinte vai ser ainda pior



Dependência alcoólica tem cura?


Um terço das pessoas que se tratam ficam abstinentes, um terço controla (com períodos de descontrole) e o restante não se cura. Como qualquer doença crônica (diabetes, hipertensão etc.), deve ser controlada (nesse caso, com medicamentos e aconselhamento psicológico).



Quais os problemas de beber durante a gravidez?


O álcool pode causar uma série de transtornos ao bebê. A criança pode nascer com problemas de aprendizado e comportamentais e até retardamento mental (principal causa evitável do problema nos EUA). Ainda não está estabelecido qual a quantidade de álcool prejudicial, por isso, a recomendação é não beber nada durante a gravidez. O mesmo vale para mulheres que estão planejando engravidar


CURIOSIDADES


90% de todos os atos de vandalismo e agressão (verbal, física ou sexual) e 50% dos acidentes de trânsito acontecem porque pelo menos uma das pessoas envolvidas está bêbada. O álcool é a causa de 20% a 30% dos casos de câncer de esôfago e de fígado, cirrose hepática e epilepsia, causando anualmente 1,8 milhão de mortes (3,2% do total). Estudantes universitários do mundo inteiro gastam mais com bebidas alcoólicas do que com refrigerantes, chás, leite, sucos, café e livros juntos.

CURIOSIDADES


Imagem de acidente de carro provocado pelo uso indevido de bebida alcoólica. A foto mostra o carro destruído por completo após uma colisão com um outro veículo.5 pessoas morreram e 3 ficaram feridas gravemente.

INTRODUÇÃO


Este trabalho foi proposto pela Professora Tânia Trentin, a qual leciona a disciplina de Química. O mesmo tem por objetivo o estudo do alcool tendo como exemplo a cachaça, que se tornou à bebida dos brasileiros. Na química orgânica, temos a oportunidade de nos deparar com compostos muitos comuns no nosso dia a dia, inclusive com a cachaça.
Para tanto, será utilizada a pesquisa bibliográfica, definindo – se os termos: caracterização da função álcool na química orgânica; definição do conceito de graduação alcoólica; capacidade de reescrever de forma quimicamente correta a frase: “O uísque é uma bebida mais forte do que a cachaça”; a origem da cachaça; modo de produção da cachaça; criação de um rótulo e uma marca fictícia de cachaça; perfil dos consumidores de cachaça, entrevistados; opinião a respeito do consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes.

Caracterização do alcool na química orgânica


Álcoois são compostos que apresentam grupo hidroxila (-OH) ligado a carbono saturado.


Principais álcoois: Metanol/álcool metílico e Etanol/álcool etílico.


Metanol:

Durante muito tempo, a única maneira de se obter metanol era destilando madeira a seco e na ausênsia de ar, o que tornou o metanol conhecido como álcool de madeira. Atualmente, ele é produzido em escala industrial a partir de carvão e água.

O metanol, além de ser usado como solvente em muitas reações industriais, também é matéria-prima para a produção de polímetros, como por exemplo, a fórmica.

Há alguns anos, o metanol foi utilizado no Brasil como combustível de carros a álcool e como aditivo da gasolina em substituição ao etanol. Sua utilização como combustível apresenta alguns inconvenientes: grande capacidade de corrosão de aços e grande toxidade, já que uma dose letal é de 0,07g por quilograma de massa corporal. Significa que meia colher de sopa de metanol pode causar a morte de uma pessoa de 60kg.

Etanol:

O etanol é provavelmente uma das primeiras substâncias produzidas pelo ser humano. O álcool etílico é obtido a partir da fermentação de polissacarídeos ( amido, celulose )ou de dissacarídeos ( sacarose, maltose ). As fontes naturais mais importantes são a cana-de-açucar, a beterraba, a batata, a cevada e o arroz.

O processamento da cana-de-açucar para a produção do etanol pode ser resumido em quatro etapas:


  • moagem da cana, para obtenção do caldo de cana ( garapa), que tem alto teor de sacarose;

  • produção do melaço, obtido por meio do aquecimento do caldo da cana;

  • fermentação do melaço, através da adição de fermentos biológicos;

  • destilação fracionada, processo que permite obter uma solução contendo no máximo 96% em volume do etanol (96°GL). A obtenção do álcool anidro (100%) pode ser feita eliminando-se os 4% em volume de água, por meio da adição de cal viva (CaO). No Brasil, a maior parte do etanol produzido é utilizada como combustível de veículos. Uma de suas vantagens em relação à gasolina é que sua queima não produz dióxido de enxofre (SO²), um dos principais poluentes atmosféricos.

Bebidas alcoólicas


Todas as bebidas alcoólicas contêm um certo teor de etanol. Podem ser classificadas em dois grupos: bebidas destiladas e não-destiladas.


Bebidas não-destiladas: cerveja (3 a 5°GL),vinho (até 12°GL),champagne (11°GL),sidra (4 a 8°GL).


Bebidas destiladas: pinga (38 a 54°GL),uísque (43 a 55°GL),vodca (40 a 50°GL),conhaque (40 a 55°GL),rum (45°GL),gim (40 a 50°GL),tequila (40 a 50°GL). Sendo oque está em parênteses o teor alcoólico em GL.


A quantidade de alcoól encontrada em uma garrafa de pinga é igual à existente em 10 garrafas de cerveja.



Definição do conceito de graduação alcoólica


Clique na imagem para ampliar

A definição do conceito de graduação alcoólica seria o quanto de álcool a bebida possui em si.
O grau GL é a fração em volume. Um frasco de álcool com 90 graus GL tem 90% em volume de álcool, e 10% em volume de água. Assim quanto maior o número de GL da bebida,mais forte e mais álcool ela tem.
Aguardente de cana (cachaça) é a bebida com graduação alcoólica de trinta e oito a cinqüenta e quatro por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro.

A origem da cachaça brasileira


Caipirinha, tradicional drinque brasileiro produzido com cachaça, açúcar, gelo, limão e cachaça, aguardente de cana ou pinga é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de "cachaço", o porco, e seu feminino "cachaça", a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste – os chamados catitus – era muito dura e a cachaça usada para amolecê-la. Carvalho (1988).Obtida da fermentação da cana-de-açúcar e sua posterior destilação, usada como coquetel da mundialmente conhecida Caipirinha.A diferença básica entre a aguardente de cana e a cachaça está na origem da matéria-prima. Enquanto a aguardente de cana é feita diretamente a partir do destilado da cana, a cachaça é feita a partir do melaço resultante da produção do açúcar de cana.A cana-de-açúcar, elemento básico para a obtenção, através da fermentação, de vários tipos de álcool, entre eles o etílico. É uma planta pertencente à família das gramíneas (Saccharum officinarum) originária da Ásia, onde teve registrado seu cultivo desde os tempos mais remotos da história.A HistóriaOs primeiros relatos sobre a fermentação vem dos egípcios antigos. Curam várias moléstias, inalando vapor de líquidos aromatizados e fermentados, absorvido diretamente do bico de uma chaleira, num ambiente fechado. Os gregos registram o processo de obtenção da acqua ardens. A água que pega fogo - água ardente (al kuhu). Alquimistas tomam conhecimento da água ardente, atribuindo-lhe propriedades místico-medicinais. Transforma-se em água da vida, e a eau de vie é receitada como elixir da longevidade.A aguardente então vai da Europa para o Oriente Médio, pela força da expansão do Império Romano. São os árabes que descobrem os equipamentos para a destilação, semelhantes aos que conhecemos hoje. Eles não usam a palavra al kuhu e sim al raga, originando o nome da mais popular aguardente da península arábica: arak. Uma aguardente misturada com licores de anis e degustada com água. A tecnologia de produção espalha-se pelo velho e novo mundo. Na Itália, o destilado de uva fica conhecido como grappa. Em terras Germânicas, se destila a partir da cereja, o Kirsch; na antiga tchecoslováquia, atualmente dividida em República Tcheca e República Eslovaca, a destilação da Sleva (espécie de ameixa) gera a slevovice (lê-se eslevovitse). Na Escócia fica popular o whisky, destilado da cevada sacarificada. No Extremo Oriente, a aguardente serve para esquentar o frio das populações que não fabricam vinho. Na Rússia a vodka, de centeio. Na China e Japão, o sake, produzido a partir da fermentação do arroz é frequentemente confundido com uma aguardente devido ao seu elevado teor alcoólico, mas é na verdade um vinho. Portugal também absorve a tecnologia dos árabes e destila a partir do bagaço de uva, a bagaceira.Já em 1530 os primeiros donatários portugueses decidem começar empreendimentos nas terras orientais do Novo Mundo, implementando o engenho de açúcar com conhecimento e tecnologia adquiridos nas Índias Orientais, vindas do sul da Ásia. Assim surgem na nova colônia portuguesa os primeiros núcleos de povoamento e agricultura.A geração inicial de colonizadores apreciava a bagaceira portuguesa e o vinho do porto. Assim como a alimentação, toda bebida era importada da metrópole. Num engenho da capitania de São Vicente, entre 1532 e 1548, descobrem o vinho de cana-de-açúcar - garapa azeda, que fica ao relento em cochos de madeiras para os animais, vinda dos tachos de rapadura. É uma bebida limpa, em comparação com o cauim - vinho produzido pelos índios, no qual todos cospem num enorme caldeirão de barro para ajudar na fermentação do milho. Os senhores de engenho passam a servir o tal caldo, denominado cagaça, para os escravos. Daí é um pulo para destilar a cagaça, nascendo assim a cachaça. Antonil procura distinguir "aguardente" de "cachaça", mas se considera que essa diferença náo existe na prática. Em 1584 o Memorial de Gabriel Soares faz referências a "oito casas de cozer méis" na Bahia.Dos meados do século XVI até metade do século XVII as "casas de cozer méis" se multiplicam nos engenhos. A cachaça torna-se moeda corrente para compra de escravos na África. Alguns engenhos passam a dividir a atenção entre o açúcar e a cachaça. A descoberta de ouro nas Minas Gerais, traz uma grande população, vinda de todos os cantos do país, que constrói cidades sobre as montanhas frias da Serra do Espinhaço. A cachaça ameniza a temperatura.Incomodada com a queda do comércio da bagaceira e do vinho portugueses na colônia e alegando que a bebida brasileira prejudica a retirada do ouro das minas, a Corte proíbe a partir de 1635 várias vezes a produção, comercialização e até o consumo da cachaça. Sem resultados, a Metrópole portuguesa resolve taxar o destilado. Em 1756 a aguardente de cana-de-açúcar foi um dos gêneros que mais contribuíram com impostos voltados para a reconstrução de Lisboa, abatida por um grande terremoto em 1755. Para a cachaça são criados vários impostos conhecidos como subsídios, como o literário, para manter as faculdades da Corte.Como símbolo dos ideais de liberdade, a cachaça percorre as bocas dos Inconfidentes e da população que apoia a Conjuração Mineira (ou Inconfidência Mineira). A aguardente da terra se transforma no símbolo de resistência à dominação portuguesa. Com o passar dos tempos melhoram-se as técnicas de produção. A cachaça é apreciada por todos. É consumida em banquetes palacianos e misturada ao gengibre e outros ingredientes, nas festas religiosas portuguesas - o famoso quentão.Devido ao seu baixo valor e associação às classes mais baixas (primeiro os escravos e depois os pobres e miseráveis), a cachaça sempre deteve uma áurea marginal. Contudo, nas últimas décadas, seu reconhecimento internacional tem contribuído para diluir o índice de rejeição dos próprios brasileiros, alçando um status de bebida chique e requintada, merecedora dos mais exigentes paladares. Atualmente várias marcas de boa qualidade figuram no comércio nacional e internacional e estão presentes nos melhores restaurantes e adegas residenciais pelo Brasil e pelo mundo.

Modo de produção da cachaça com as equações químicas que representam o processo de fermentação


O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do etanol é CH3CH2OH. O metanol ou álcool metílico é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado. A fórmula do metanol é CH3OH. Álcool anidro é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode ser adicionado à gasolina para aumento da octanagem. No Brasil, também é adicionado a gasolina como forma de "antidetonante" para que a gasolina possa ser comprimida no pistão do motor carburante ao máximo e não entre em combustão antes de acionada a vela do motor. O álcool bornílico é obtido ligado com o hidroterpendio que corresponde a cânfora. O álcool desnaturado é uma composição com o metileno. O álcool natural é obtido pela fermentação e destilação de produtos agrícolas.



MODO DE PREPARAÇÃO/FABRICAÇÃO:




Colheita da cana-de-açúcarA cachaça pertence à nobre família das aguardentes, da eau-de-vie ou aquavit. Trata-se de um destilado feito à base de cana-de-açúcar, leveduras e água. Seu processo de fabricação inicia-se com a moagem ou prensagem da cana, que produz um caldo ao qual adiciona-se água, resultando no mosto. Sob o efeito das leveduras, o mosto entra em processo de fermentação. Depois da decantação, na qual separam-se as borras, processa-se a destilação num alambique tipo cebolão ou espiral.O primeiro corte, ou "cachaça de cabeça", contém muito álcool e, de todos, é o que apresenta o sabor mais forte. O corte do meio, ou "do coração", é que será industrializado. A porção final, ou "rabo", contém substâncias tóxicas. A cachaça de coração quase não apresenta gosto ou cheiro, que só irá adquirir com o envelhecimento em tonéis de carvalho, bálsamo ou vinhático.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Criação de um rótulo e de uma marca fictícios de cachaça


Perfil dos consumidores de cachaça;Entrevistados


ENQUETE:


- 10 entrevistas:
- Perfil dos consumidores de cachaça através da seguinte entrevista:


Você compra sempre a mesma marca de cachaça?

- 1° Sim.
- 2° Não.


Qual é a de sua preferência?

Gostos variados:

1°: 51

2°: 7 campos,

3°: caseira,

4°: Velho Barreiro, entre outros.


Como você escolhe a sua cachaça?

- 1° Apresentação do produto;
- 2° Preço;
- 3° Propaganda;
- 4° Indicação de amigos;
- 5° Opinião de especialistas.


Como você gosta mais da cachaça?

- 1°: Envelhecida;
- 2°: Em drinks;
- 3°: Em batidas;
- 4°: Com infusões;


Na rua você prefere beber:

- 1°: No bar;
- 2°: No restaurante.

Opnião a respeito do consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes




Está ficando cada vez mais comum ver pessoas muito jovens bebendo por aí em festas, até mesmo em casa ou na rua.A opnião dos jovens sobre as bebidas alcoólicas são bem variadas,uns bebem outros não,uns bebem socialmente no meio de amigos ou em festas,outros bebem regularmente ou até mesmo excessivamente.E nesse clima é bem difícil encontrar a definição certa para a opnião de cada um deles.O problema não é beber ou não beber,o problema é que a maioria dos jovens começam a beber muito cedo e não possuem a maturidade suficiente para lidar com isso,ou seja, desconhecem o perigo que a bebida alcoólica pode causar e acabam se prejudicando com isso.Mas a verdade é que a grande maioria dos jovens bebem e gostam de beber,começam cedo e continuam a faze-lo futuramente,e oque precisam é ter responsabilidade se for beber.Pois querendo ou não o álcool é uma droga e vicia,pode causar muitas doenças e até morte de pessoas.Hoje por exemplo é extremamente comum ver acidentes de carro provocados por jovens que estavam alcoolizados,e esse tipo de coisa pode prejudicar não só aquele que bebe como outras pessoas mesmo que não estejam envolvidas.

Então antes de decidir se vai beber ou não beber,temos que ver os prós e os contras sobre esse assunto que possui tanta diversidade de opnião e onde é tão difícil chegar à um consenso.


Depoimento:

Marcelo "gardenal",20 anos (São Paulo - SP)


Pergunta: Qual a tua opnião sobre a bebida alcoólica?


Marcelo: "Bom...eu não digo que é mil maravilhas. É uma forma de eu me distrair e me divertir entre meus amigos, tem que ter álcool. Mas já me prejudicou muito se você for ver bem, porque noitadas com amigos e álcool prejudicam por exemplo o meu tempo disponível para buscar meus objetivos...fora o dinheiro que gasta,quanto mais se bebe mais se quer beber...e lá se vai o dinheiro.Você só não pode deixar o álcool te prejudicar a nível extremo,começar a vender as coisas pra beber,depender realmente do álcool,já começa a mexer muito com o psicológico fazendo a pessoa sair de si.Digo com experiência porque aguento meu pai à uns bons anos berrando e falando merda bêbado durante a madrugada."



Então,resumindo...o importante é não beber ou se for beber,beber com responsabilidade e com a cabeça no lugar.Pois o álcool pode ser divertido e prazeroso na hora em que você está bebendo com seus amigos e curtindo,mas depois pode se tornar uma coisa muito séria se não tomarmos cuidado e nos trazer muitos problemas e coisas de ruim não só para nós como para familiares e até mesmo pessoas que não tem nenhuma relação com você.Antes de enxer a cara,pare e pense se vale a pena.


Conclusão


Ao final do trabalho o grupo obteve um bom conhecimento sobre os processos de produção de uma bebida alcoolica (cachaça) ,consequencias de seu uso,etc.Até porque o consumo indevido e muita vezes exagerado de bebidas alcoolicas tem se tornado um problema muito sério em todos os países,os adolescentes estão experimentando as bebidas alcoolicas cada vez mais cedo,e sem o conhecimento preciso nem maturidade o suficiente para faze-lo.