terça-feira, 23 de outubro de 2007

Caracterização do alcool na química orgânica


Álcoois são compostos que apresentam grupo hidroxila (-OH) ligado a carbono saturado.


Principais álcoois: Metanol/álcool metílico e Etanol/álcool etílico.


Metanol:

Durante muito tempo, a única maneira de se obter metanol era destilando madeira a seco e na ausênsia de ar, o que tornou o metanol conhecido como álcool de madeira. Atualmente, ele é produzido em escala industrial a partir de carvão e água.

O metanol, além de ser usado como solvente em muitas reações industriais, também é matéria-prima para a produção de polímetros, como por exemplo, a fórmica.

Há alguns anos, o metanol foi utilizado no Brasil como combustível de carros a álcool e como aditivo da gasolina em substituição ao etanol. Sua utilização como combustível apresenta alguns inconvenientes: grande capacidade de corrosão de aços e grande toxidade, já que uma dose letal é de 0,07g por quilograma de massa corporal. Significa que meia colher de sopa de metanol pode causar a morte de uma pessoa de 60kg.

Etanol:

O etanol é provavelmente uma das primeiras substâncias produzidas pelo ser humano. O álcool etílico é obtido a partir da fermentação de polissacarídeos ( amido, celulose )ou de dissacarídeos ( sacarose, maltose ). As fontes naturais mais importantes são a cana-de-açucar, a beterraba, a batata, a cevada e o arroz.

O processamento da cana-de-açucar para a produção do etanol pode ser resumido em quatro etapas:


  • moagem da cana, para obtenção do caldo de cana ( garapa), que tem alto teor de sacarose;

  • produção do melaço, obtido por meio do aquecimento do caldo da cana;

  • fermentação do melaço, através da adição de fermentos biológicos;

  • destilação fracionada, processo que permite obter uma solução contendo no máximo 96% em volume do etanol (96°GL). A obtenção do álcool anidro (100%) pode ser feita eliminando-se os 4% em volume de água, por meio da adição de cal viva (CaO). No Brasil, a maior parte do etanol produzido é utilizada como combustível de veículos. Uma de suas vantagens em relação à gasolina é que sua queima não produz dióxido de enxofre (SO²), um dos principais poluentes atmosféricos.

Bebidas alcoólicas


Todas as bebidas alcoólicas contêm um certo teor de etanol. Podem ser classificadas em dois grupos: bebidas destiladas e não-destiladas.


Bebidas não-destiladas: cerveja (3 a 5°GL),vinho (até 12°GL),champagne (11°GL),sidra (4 a 8°GL).


Bebidas destiladas: pinga (38 a 54°GL),uísque (43 a 55°GL),vodca (40 a 50°GL),conhaque (40 a 55°GL),rum (45°GL),gim (40 a 50°GL),tequila (40 a 50°GL). Sendo oque está em parênteses o teor alcoólico em GL.


A quantidade de alcoól encontrada em uma garrafa de pinga é igual à existente em 10 garrafas de cerveja.



Nenhum comentário: