terça-feira, 23 de outubro de 2007

CURIOSIDADES e SÁTIRA

Clique na imagem para ampliar a sátira.

Qual a diferença entre destilado e fermentado?


As bebidas alcoólicas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são obtidas a partir da fermentação de açúcares existentes nos frutos e cereais pela ação de microorganismos chamados de leveduras. As destiladas, como o uísque, a vodca e o conhaque, originam-se da destilação (transformação de líquidos de baixo teor alcoólico em líquidos de graduação alcoólica mais elevada) das fermentadas.



Em quais situações uma pessoa não pode tomar bebidas alcoólicas?


Mulheres grávidas ou com intenção de engravidar, pessoas que já tiveram diagnóstico de alcoolismo, pessoas tomando medicamentos que causem sonolência ou que tenham interação com álcool e quem vai dirigir.



O que é beber moderadamente?


Para a maioria dos adultos, um consumo de álcool moderado é de duas doses por dia para homens e uma para mulheres. Para pessoas com 65 anos ou mais, esses valores caem pela metade.Beber moderadamente faz bem ao coração? Alguns estudos mostram que o consumo moderado de vinho tem efeitos benéficos ao coração, mas não se recomenda às pessoas que não bebem passarem a beber. Pessoas que já têm esse hábito devem dar preferência aos fermentados, pois os destilados têm maior teor alcoólico em detrimento de outras substâncias (como minerais e vitaminas). Isso só é válido para pessoas acima de 18 anos.



Quem bebe fica sempre mais "fácil"?


Um dos principais efeitos da bebida é inibir as inibições. Isso significa sentir-se mais "soltinho", falante, autoconfiante e sedutor. Como tira as travas sociais, o álcool aumenta consideravelmente a atividade sexual das pessoas.



O que é alcoolismo?


Atualmente, o termo utilizado pelos especialistas é dependência ao álcool. Trata-se de uma doença crônica, relacionada ao estilo de vida, com influência genética. A pessoa que tem predisposição genética tem mais risco de desenvolver o problema se for exposta ao álcool. Os sintomas da dependência são: necessidade incontrolável de bebida alcoólica, perda de controle (começar a beber e não conseguir parar), dependência física (náusea, tremores, suor e ansiedade após parar de beber) e tolerância (necessidade de quantidades de álcool cada vez maiores).



GUIA DO BEBUM


Aquele gosto de cabo de guarda-chuva passa. Mas se quiser adiantar o processo, siga uma ou mais dessas receitas infalíveis.


ANTES • Alimente-se. Com o estômago vazio o álcool atinge o sistema nervoso na hora• Tome vitamina B, que regula o açúcar sanguíneo e previne o enjôo


DURANTE • Guarde as tampinhas do que beber. Antes de ir para a cama, conte e beba um copo de água para cada uma delas• No bar, a conta é a mesma: a cada dose, um copo de água• Evite beber "virando". Quanto menor o tempo de consumo, maior a intoxicação


DEPOIS • Tome suco de frutas. A frutose ajuda a eliminar o álcool do corpo mais rapidamente. Vale Gatorade• Ingira glicose. Uma barra de chocolate faz efeito em 15 minutos• Coma alimentos de fácil digestão. Carboidratos (pão, batata, massas) fornecem energia imediata• Para dor de cabeça, vá de remédio tradicional (Engov, aspirina ou paracetamol)• Suco de gengibre reduz a náuseaRepouse - mantenha a luz apagada e fique deitado. Esqueça a academia Coisas que você deve riscar da lista • Chás: são diuréticos, e a última coisa de que seu corpo precisa é eliminar água• Café: a cafeína baixa o nível de açúcar no sangue e desidrata• Mais bebida: durante o sono o corpo trabalha duro para absorver a bebida. Os sintomas são efeitos da sobrecarga. Colocar uma dose extra pode disfarçar a ressaca na hora, mas a do dia seguinte vai ser ainda pior



Dependência alcoólica tem cura?


Um terço das pessoas que se tratam ficam abstinentes, um terço controla (com períodos de descontrole) e o restante não se cura. Como qualquer doença crônica (diabetes, hipertensão etc.), deve ser controlada (nesse caso, com medicamentos e aconselhamento psicológico).



Quais os problemas de beber durante a gravidez?


O álcool pode causar uma série de transtornos ao bebê. A criança pode nascer com problemas de aprendizado e comportamentais e até retardamento mental (principal causa evitável do problema nos EUA). Ainda não está estabelecido qual a quantidade de álcool prejudicial, por isso, a recomendação é não beber nada durante a gravidez. O mesmo vale para mulheres que estão planejando engravidar


2 comentários:

Anônimo disse...

adorei esse guia do bebun hehehhe...
vou ter q usar toda vez q for beber uahuahua..
capazzzz....
mas muito legal ficou o trabalho..
bjxxx

Anônimo disse...

gostei e deu jeito pra meu trabalho